terça-feira, 27 de abril de 2010

Why don't you do right?

Essa música tocou tanto nas baladas do Brasil e mundo afora, no ano passado, que, de certa forma, talvez pela temporalidade, nem caberia mais eu falar dela. Mas eu adoro! Adoro porque ela consegue juntar três elementos que aprecio.

Primeiramente, porque essa música foi cantada por uma das maiores influências do blues e do jazz do século 20, a americana Peggy Lee. Além de cantora, Lee era compositora e atriz. Ela recebeu o Oscar por interpretar uma cantora alcoólatra no filmePete Kelly's Blues, ainda assim com uma sensualidade e talento indescritíveis. Acho até que a Amy Whinehouse se inspirou no “jeitinho” da cantora. Ela também tem um visual a la Marilyn que a torna ainda mais atraente.

O segundo ponto do porquê de gostar da música é que ela foi tema do famoso Roger Rabbit e interpretada logo por quem? A super sexy Jéssica Rabbit. A letra é irônica e faz alusão ao trabalho das dançarinas de cabarés.

Agora, o terceiro ponto e o mais interessante, na minha opinião, é que ainda não tinha visto no house moderno nenhuma adaptação do tipo. Ao escutá-la, pela primeira vez mesmo, não há como não se deixar seduzir pelo ritmo e pela voz de Peggy Lee e pela batida eletrônica. Acho que foi um paradoxo que deu certo. Que estilo seria esse? “Jazzhouse”?! A ousadia da mixagem abre portas para outras adaptações.

Vale a pena conferir as três versões nos links abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=z_lnE_L_E8M

http://www.youtube.com/watch?v=0bvVs9Huw4E&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=yy5THitqPBw&feature=related


"
Why don't you do right?
Like some other men do (...)"


(Fabiana Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário