terça-feira, 12 de julho de 2011

450 anos da Catedral de São Basílio

Achei bem legal a página do google de hoje (12/07), que preparou um doodle (aquela logomarca comemorativa diária) em homenagem ao aniversário de 450 anos da Catedral de São Basílio. Sempre achei esta catedral meio parecida com castelo da Disney, meio parecida com alguma obra Gaudí, e no fundo, nem uma coisa nem outra, mas algo bem diferente e bonito. E confesso minha ignorância, pois não sabia que era uma catedral, achava que era algum monumento do governo da Rússia.

Pela saudade que estou da minha mãe, e pela felicidade que estou por ela estar, neste momento, viajando e visitando justamente o monumento homenageado de hoje, resolvi escrever sobre o assunto, e viajar um pouquinho com ela também, mesmo, estando com meus pés fincados em Brasília, rs.

A Catedral de São Basílio é um dos maiores atrativos turísticos da cidade de Moscou, capital da Rússia. Ela que até hoje se ergue majestosa na Praça Vermelha, foi construída por ordem de Ivã o Terrível, em homenagem à conquista russa de Kazan e Astracã. Segundo reza a lenda, o Czar Ivã gostou tanto do templo que mandou cegar o seu arquiteto, Postnik Yakovlev, para que ele não tivesse condições de construir uma obra parecida em outra cidade.

Será que a lenda procede? Lendas são sempre mágicas, e por vezes, terríveis... Sendo verdade ou não, não há como negar o encanto do monumento.

(Fabiana Carvalho)

Um comentário:

  1. Por que duvidar? Grandes Reis, Ditadores, mataram por muito menos, que dirá só deixar cego. Desgraça pouca é bobagem... Verdade ou lenda, o importante é que ainda nos sobram maravilhas como essa Igreja. Bjs

    ResponderExcluir