quarta-feira, 17 de março de 2010

Andy Warhol, Mr. America




Gente, não quero fazer deste blog uma agenda cultural, mas há certas mostras que se não imperdíveis, no mínimo, divulgáveis. Eu, pessoalmente, sou uma apaixonada pelas obras do artista pop Andy Warhol (1928-1987). Ele é muito conhecido pelas gravuras de Marilyn Monroe e das latas de sopa Campbell’s, obras que marcam a chamada arte pop, ou seja, o uso de elementos do mundo das celebridades e da publicidade na arte.

E é isto que me encanta em Wahrol, ele soube expressar com vivacidade a relação entre desejo, fantasia e consumo, pressupostos que levaram à construção do império americano. Neste sábado, 20/03, em São Paulo, começará a maior mostra do artista no País reunindo mais de 170 obras, entre gravuras, pinturas, fotografias e filmes.

Uma curiosidade, visto em gravuras, como na gravura de Marilyn, é que suas celebridades, maquiadas com cores fortes e berrantes são exibidas após situações de fraquezas. A série de Marilyn foi exibida pouco após seu suposto suicídio.

Na exposição também será enfocado o tom político de suas obras sobre os EUA do pós-guerra. Algumas, portanto, sugerem que o império americano tem a pretensão de ser o que não é. Segundo o curador da mostra Larrat-Smith “os USA camufla, nas obras Wahrol, ser um supervisor benevolente do sistema financeiro global ou o zeloso policial do mundo”.

Para mim, o rótulo “artista pop” é muito pequeno para definir Andy Wahrol. Quem puder, não perca a exposição “Andy Wahrol, Mr. América” na Estação Pinacoteca.

Wahrol retratou bem que “nem tudo que parece ser é” e não descartou o grande poder da sedução, material e humana, por meio da aparência.


(Fabiana Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário