segunda-feira, 6 de junho de 2011

Eles já sabiam!


Outro dia, para entender um pouco melhor este mundo louco de informações que vivemos, comecei a ler um livro recém lançado chamado “a revolução das mídias sociais”, do André Telles. Dentre outros pontos interessantes, o autor explica a função do hipertexto, sublinhados que dão acesso a outros textos na internet. O que me intrigou de fato foi a comparação feita pelo autor entre o hipertexto e um processo semelhante ao do nosso cérebro. “Plim!" me veio à cabeça a “premonição de McLuhan”.

Achei interessantíssima essa comparação técnica ao modus operandi humano. E lembrei o que diz McLuhan em “Os meios de comunicação como extensão do homem”, datado em 1969. Veja bem: 1969!!!

McLuhan fala sobre uma futura “aldeia global”, exatamente com essas palavras. E sobre a tal “aldeia global” ele explica que “seria uma decorrência das mutações provocadas pelos meios eletrônicos, como extensões do sistema físico e nervoso do ser humano capazes de condicionar reações e comportamentos.” Alguma semelhança com a comparação do sistema de textos na internet com as combinações do nosso cérebro?

Sério, toda essa mudança provocada pelas informações, seja por blogs, microblogs, redes sociais, me fascina e me assusta. E eu fico encantada com pessoas que tem visão sobre o assunto... e sobre o futuro...

“...no futuro, todos serão famosos por 15 minutos”.
Wahrol (1927-1987)

(Fabiana Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário