quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Principais museus em um só lugar


O Google lançou, nesta terça, 2 de fevereiro, o serviço de visita virtual à famosos museus do mundo em apenas um endereço, achei inteligentíssima a ideia e de uma utilidade enorme. Claro que nada se compara às sensações provocadas pela apreciação da arte in loco, mas é muito bom conhecê-la, antes mesmo da intenção de visitá-la, ou até “revisitá-la”, pela net, depois de se ter tido a experiência pessoal.

O projeto começa com 17 importantes destinos no mundo, entre eles The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York; Tate Britain e The National Gallery, em Londres; e Van Gogh Museum, em Amsterdã. O tour poderá ser feito por meio de uma ferramenta parecida com o Street View, recurso do Google Maps onde é possível caminhar virtualmente pelas ruas de uma cidade.

De acordo com Amit Sood, dono do projeto, a novidade inclui ao menos 1.000 obras artísticas, que podem ser apreciadas de forma detalhada na web. Segundo o executivo, apenas 20% do projeto está no ar, o que dá a entender que muitos outros museus do mundo devem disponibilizar, em breve, o tour virtual.

Ainda tem uma novidade, o serviço do Google fornece uma ferramenta que permite ao internauta criar coleções, o que só seria possível na vida real gastando-se muitos milhões de dólares.

Eu simplesmente adorei o projeto! Tecnologia em favor da democratização da arte.

(Fabiana Carvalho)

Um comentário:

  1. Muito legal! Serve para nos dar uma ideia do que vamos encontrar em cada museu quando, algum dia, passarmos por lá.

    ResponderExcluir