quarta-feira, 12 de maio de 2010

Tenho medo do word!


Quando me deparo com um cursor piscando em minha frente em uma página branca do word, quase gritando por um caractere, eu fico nervosa. Como é difícil para quem gosta de escrever, escrever! Li um trecho da Rosa Montero e me identifiquei com o que sente. Mas uma coisa é certa, escrever dá medo sim, mas é maravilhoso!
“O que realmente horroriza é o resultado do trabalho, isto é, escrever palavras, as palavras ruins, textos inferiores à sua própria capacidade.
Você tem medo de esmigalhar sua idéia redigindo-a de maneira medíocre. Claro que você poderá reescrevê-la, consertar as falhas mais evidentes e até cortar partes inteiras de um romance e voltar a começar.
Mas uma vez que delimitou sua idéia com palavras, você a manchou, puxou-a para a tosca realidade, e é muito difícil tornar a ter a mesma liberdade criativa de antes, quando tudo voava pelos ares.
Uma idéia escrita é uma idéia ferida e escravizada a uma certa forma material; por isso dá tanto medo sentar-se para trabalhar, porque é uma coisa de certo modo irreversível.” Rosa Montero

(Fabiana Carvalho)

2 comentários:

  1. Veja se existe alguma configuração no word que vc deixa o cursor piscando invisível! Nunca mais terás medo! auhauhauhauahua
    Bj Biba.
    Bernardo.

    ResponderExcluir
  2. Já dizia o romancista alemão Thomas Mann: "O escritor é um homem que mais do que qualquer outro tem dificuldade para escrever." Nesse caso, uma mulher. Hehe.

    ResponderExcluir