quinta-feira, 13 de maio de 2010

Hip-hop só quer ser pop

Gente, venho assistindo aos clipes da Rihanna e da Beyoncé e algo anda me soando bem diferente. Nem pior nem melhor, diferente. Os cenários novaiorquinos, as telas monocromáticas, as casas sofisiticadas da alta casta negra, os dramas de relacionamentos, tem sido trocados por telas explosivamente coloridas, bundas de rebolation em vermelho e amarelo, e objetos transfigurados. E elas? Estão virando mais personagens de quadrinhos a la Lichtenstein com voz do que cantoras de hip hop propriamente ditas.

A art pop tá, mais do que nunca, invadindo o mercado musical. Acho que o jeito exuberantemente over de Lady Gaga que, virou ícone mundial, vem influenciando os estilos das coleguinhas. É difícil ultrapassar ou inovar um espaço como este. Então, estamos aí, a assistir, de fato a “era da reprodutividade técnica da arte”.

Será mesmo que Rihanna tem cacife pra protagonizar as obras de Wahrol e as criações de Lichtenstein? Ainda me questiono. Porém, a fórmula do sucesso dos novos tempos está pronta e é garantido. Nada contra um telefone azul na cabeça de Lady Gaga, ou óculos cheio de cigarros pregados, ou adorar matar os homens no final de seus clipes. Confesso, admiro, e muito seu figurino, talento e sua autenticidade.

A única coisa que ando me perguntando é: O que virá? Quero saber do pós de tudo isso. Até agora tenho me divertido com as adaptações, mas nada tem me surpreendido. Warhol um dos precursores da arte pop, (aliás, mais contemporâneo do que ele, impossível) fez de forma fantástica a fusão da “alta cultura” (o conhecimento mais erudito) e a “baixa cultura” (a cultura de massa). E nunca sua força esteve tão presente nas reproduções musicais.

Escrevi este post, não para criticar, porque me divirto com os novos clipes, mas para refletir e tentar compreender essa proposta do novo modelo musical americano hip hop pop. Porque sinceramente, acredito que a arte sirva pra ser reinventada mesmo, mas acho que Riahnna e Beyoncé estão perdendo a identidade. Acho que elas, como cantoras de hip hop e suas próprias performances os faziam bem, e deveriam se colocar em seus próprios lugares. Por que com estas novas adaptações, até o que antes nos era diferente, agora está virando padrão. E cansa! Vamos lá meninas, vocês são boas para o que fazem... Então: cada macaco no seu galho!

Pra quem quiser conferir, seguem os links que ilustram exatamente o que tô dizendo.

Enjoy it!

http://www.youtube.com/watch?v=e82VE8UtW8A&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=EVBsypHzF3U

(Fabiana Carvalho)

Um comentário:

  1. Sou suspeita pra falar, pq adoro a arte de rua. O hip hop, nem se fala! Embora a arte seja mutável, não me incomoda o fato das atuais celebridades musicais passarem para o lado pop. Me incomodaria mais o pop contemporâneo e modista transformar o hip hop.

    ResponderExcluir