segunda-feira, 21 de junho de 2010

Morre, aos 87 anos de idade, um gênio!



José de Sousa Saramago foi escritor, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Recebeu o prêmio Nobel de Literatura de 1998, assim como Prêmio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
Nasceu em 1922, filho de pais analfabetos. Humanista, inconformado e defensor da liberdade do homens, Saramago era engajado política e socialmente, especialmente, em favor dos direitos humanos. Enfrentou forte perseguição religiosa com o lançamento do livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", em 1991, o que provocou a sua mudança de Portugal para a Espanha. Saramago, no entanto, jamais renegou a sua Pátria e a sua Língua, e sim o governo do seu País.
Há ocasiões que é mil vezes preferível fazer de menos que fazer de mais, entrega-se o assunto ao governamento da sensibilidade, ela, melhor que a inteligência racional, saberá proceder segundo o que mais convenha à perfeição dos instantes seguintes.
José Saramago

(Aline Espíndola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário