segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pare o mundo que eu quero descer!

Cara, tem horas que fico me questionando a lógica dos ventos. Frases como “o que vai volta”, “what goes around comes around”, o “vento que traz leva” e “o mundo dá voltas” nunca foram tão clichês e nunca fizeram tanto sentido em minha vida. Será que isso é bom? Eu nunca proferi a frase a mim mesma de forma positiva: “Fabiana, Fabiana, segure tua onda porque o mundo dá voltas”. Esse tipo de autoalerta só me vem à cabeça quando sou movida por sentimentos como raiva, decepção e sentimentos afins. Sempre segui a política do “deixe quieto e sorria”. Ingenuamente ou temporariamente acreditei que funcionasse de verdade. Mas, o que tenho percebido é que o mundo não está tão preparado para o sorriso após um “tapa na cara”. Não mesmo. Ou, talvez, EU esteja cansada de ficar rindo o tempo todo e dando minha cara a tapa.


Já experimentei também outra estratégia, de sobrevivência ao roda-roda a que me submeto, a de não ficar rindo, representar a indiferença e contar com a lei do retorno. Afinal, a lógica dos ventos é essa mesmo, é fato. Não foram uma ou duas vezes que, movida por sentimentos ruins, resolvi não agir e deixar que os ventos o fizessem por mim. E lá estavam eles, agindo em meu favor. Mera ilusão. Na verdade, não agiam em meu favor, mas em “desfavor” de outrem. Daquele que apertou o play do toma-leva. Só que a consequência que a vida sempre me presenteia de surpresa ao penalizar o autor das más ações contra mim, nunca foi meu real desejo. E de fato, nunca me acrescentou nada. Meu real desejo é o do fazer acontecer agora e, também, “não deixar ter acontecido”. Mas ser dona do tempo e do espaço está longe do meu poder. Eu vim parar num mundo que a lógica do gira-gira, impera, e gira mesmo o tempo todo. Estou na órbita, encontrando certa lógica neste movimento, e a descoberta só está acontecendo porque cansei de ser a ansiosa expectadora da espera de que as coisas se movimentem em meu favor. Não quero mais ficar/ser tonta.

...Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
Chico Buarque


(Fabiana Carvalho)

Um comentário: