quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"Sou o assunto que conheço melhor!"



Eis minha admiração por Frida Kahlo (1907-1954)! Uma Mulher à frente de seu tempo, que lutou contra a debilidade física de seu corpo e social do seu gênero.

Grande pintora mexicana que realizou, principalmente, autorretratos. Não creio que Frida inspira estética padrão. Confesso que ao me deparar com sua obra, não chamou minha atenção de primeira. No entanto, percebi que ao conhecermos sua história conseguimos no ato assimilar sua arte. Cores vibrantes e ao mesmo tempo simples. Detalhes chocantes. Houve quem dissesse que ela era surrealista, comparando suas obras ao de Salvador Dali, até porque alguns quadros retratavam sonhos que na verdade eram pesadelos de sua realidade. Sua história foi sofrida, aos 16 anos, enquanto estudante teve um grave acidente que a levou começar a pintar durante a recuperação. Também sofreu vários abortos. As consequências do acidente (que a fizeram se submeter a várias cirurgias) e o fato de não poder ter filho foram retratadas em muitas de suas obras.

Frida foi assertiva em uma anotação de seu diário "pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade”. Foi militante comunista, namorou outras pessoas (homens e mulheres), além do marido, Diego Rivera, por quem era apaixonada, e conquistou na sociedade mexicana uma posição como referência político-artística pouco vista entre as mulheres da época.

"Pinto a mim mesma porque sou o assunto que conheço melhor"




(Fabiana Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário