quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sedução


Cracks (traduzido no Brasil para “Sedução”) é o primeiro filme dirigido por Jordan Scott. A trama se passa nos anos 30, em um internato inglês isolado, onde as alunas se inspiram em sua professora: “Miss G” (interpretada pela belíssima Eva Green). “Miss G”, a frente de seu tempo, viveu a vida como quis, aventurou-se, viajou e tentou ao máximo fazer com que “suas meninas” vissem o verdadeiro mundo que há fora da escola. Contraditória e instigante,“Miss G”, fuma, usa calças, desafia a autoridade da escola, conta histórias românticas sobre o mundo exterior, encoraja as meninas a saírem em busca de liberdade e independência, e a obterem o que é mais importante da vida. Segundo ela: “O desejo”.

A rotina do universo do colégio é alterada com a chegada de uma estranha, a aluna nova espanhola aristocrática e experiente Fiamma (interpretada por Maria Valverde), por quem Miss G passa a nutrir uma paixão quase obsessiva. Durante o filme, chega-se a pensar em triângulo amoroso, mas o cerne é outro. O roteiro nos faz refletir sobre amizade, ego, desejo, ciúmes, paixão, incorrespondência de sentimentos e sobre o preço da liberdade. Tem uma excelente fotografia. Aposta na beleza européia com ótimas atuações, claro, destacando o desempenho de Eva Green, que esteve impecável, mas não chega a ofuscar as coadjuvantes.

O final me intrigou a pensar até que ponto questionar a índole dos personagens e suas fraquezas diante dos seus desejos incontroláveis e respectivas “não-correspondências”. No mais, acho que o título do filme deveria ter sido traduzido para “Desejo” e não “Sedução”.

(Fabiana Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário